Entre já em contato: 41 3015-0021 | 9244-4348

Voltar ao Site

geral

15/09/2016

O direito civil

O direito civil

Postado no dia por Admin Tags: geral

direito-civil

A história da humanidade nos mostra o convívio em sociedade como algo que impulsionou a evolução raça humana. Porém, mesmo nos tempos primórdios de convívio em bando sem propriedade, as diferentes formas de pensar sempre foram um empecilho nas relações sociais. Sendo assim, se fez necessário a criação de regras e normas que regessem a vivência entre as pessoas. A partir daí, mesmo que não intencionalmente, começa a formulação de algumas das áreas do direito.


Com o passar dos anos isso evolui e da origem a forma e exercício de direito como conhecemos hoje. O Direito Civil é uma das áreas que mais evoluiu durante o perpassar temporal. Pois nele são refletidas claramente algumas das características mais presentes e subjetivas da sociedade e no recorte temporal em que está inserido.



O Direito Civil


O Direito Civil trata-se de um conjunto de normas, as quais visam regulamentar as relações jurídicas entre as pessoas, sejam elas naturais ou jurídicas.


Sendo o principal ramo do direito privado, o Direito Civil trata-se de um conjunto de normas, as quais visam regulamentar as relações jurídicas entre as pessoas, sejam elas naturais ou jurídicas. Essas normas regem nossas vidas desde a concepção até a morte, garantindo seus direitos e deveres em todos os momentos.



O estudo do direito civil


O principal corpo de normas encontra-se no Código Civil, onde é possível encontrar matérias das mais variadas naturezas, sejam a respeito de pessoas físicas ou jurídicas. Sendo assim, a orientação jurídica sobre o direito civil é de extrema importância para todo cidadão.


O Direito Civil não se encontra por completo no Código Civil, mas no entanto, o Direito Civil abrange Código Civil, por que este ramo do Direito é mais ampla que Código em referência, porquanto é ciência, enquanto Código Civil é agrupamento sistemática e organizada de certas normas civis.


O estudioso do direito civil deve ter em mente a sua importância da vida em sociedade. Isto porque é ele mesmo, importante ramo da ciência do direito e do direito positivo, que regulará a vida dos cidadãos comuns nas suas relações jurídicas recíprocas.



O código civil


Quando a gente fala em Código é preciso que se entenda que objetivo é buscar organizar um conjunto de normas jurídicas que rege as relações em sociedade, sendo neste caso Código Civil, diploma legal que ordena as normas jurídicas que regem as relações jurídicas privadas.


Código Civil disciplina matérias relativas às pessoas, aos atos e negócios jurídicos, aos bens e aos direitos a eles inerentes, às obrigações, aos contratos, à família e às sucessões (estas últimas, ou sejam, a quem os bens atribuídos após a morte de alguém). Estabelece ainda regime das pessoas jurídicas, tanto as de natureza civil, propriamente dita, quanto aquelas que atuam no âmbito do direito comercial ou direito de empresa.



Assessoria jurídica em Curitiba


Regis Advocacia é um escritório especializado em prestar assessoria jurídica para empresas, principalmente na área de atendimento ao direito do trabalho, previdenciário, cível, comercial e aos demais ramos do direito aplicado à área empresarial. Nosso escritório é formado por profissionais responsáveis e qualificados para atender as demandas jurídicas de nossos clientes com grande presteza. Conheça a Regis Advocacia, ligue: (41) 3324-9066 ou acesse: http://www.regisadvogados.adv.br/.